Resenha crítica: As Aventuras do Caça Feitiço - Livro 3 - O Segredo

5:19:00 PM

Título: The Spook’s Secret
Ano: 2009
Editora: Bertrand Brasil
Tradutor: Lia Wyler

"O Segredo" é o terceiro livro da série de fantasia e suspense do autor britãnico Joseph Delaney, "As Aventuras do Caça Feitiço".
Toda a história se passa em uma Inglaterra Medieval povoada por criaturas fantásticas e seres das trevas que ameaçam constantemente os habitantes. Bruxas, Lãmias, fantasmas, demônios e manifestações das trevas estão sempre rondando os campos e as vilas, e o Caça feitiço é o encarregado de combater essas criaturas.


Thomas J. Ward é um sétimo filho de um sétimo filho e, por esta condição, ele é capaz de ver o que a maioria das outras pessoas não pode. Ele é mandado por sua mãe e pai aos cuidados de Gregory, um caça feitiço experiente e cheio de segredos e disposto a passar seus ensinamentos para aquele que conseguir sobreviver ao treinamento de caça feitiço. Juntos eles vão combater grandes ameaças e enfrentar poderosas criaturas para manter a paz e a segurança no condado onde vivem.

"O Segredo" continua a história contada nos dois primeiros livros da série (O Aprendiz e A Maldição) e retorna a narrativa com Gregory e Thomas de volta à rotina depois dos eventos narrados em "A Maldição". Mas à medida que o tempo esfria e as noites se alongam no Condado, o Caça-feitiço recebe uma visita inesperada e indesejável de um estranho que o perturba e faz com que ele tome a decisão de ir para sua casa de inverno em Anglezark. A casa é desolada, assustadora, e tem um porão fundo, cheio de feiticeiras e ogros aprisionados. Contudo, nem os melhores treinamentos teriam preparado Tom para o que encontrou no local. Para piorar, diversos segredos sobre Caça-Feitiço virão à tona, segredos esses capazes de causar estragos irreparáveis ao Condado. 

Delaney continua o belo trabalho no terceiro volume da série e acrescenta mais profundidade à vida e ao personagem de Gregory, que esconde segredos perigosos e inimigos poderosos. Thomas descobre ainda mais sobre o passado de seu mestre e percebe que a vida de um caça feitiço é sempre cheia de perigos e inconstãncias e que muitos sacrifícios deverão serem feitos se ele quiser ser um grande Caça Feitiços. Thomas está mais maduro e o mundo mais perigoso e as consequencias dos seus atos estão mais profundas neste livro.

Seguindo a mesma estrutura apresentada nos volumes anteriores, o autor enriquece a narração acrescentando fatos históricos reais à história, locais onde ele próprio já vivera no passado e acontecimentos sombrios que são compartilhados pela população na época de sua infância. 
A ambientação também merece destaque, pois é descrita com detalhes e através de um vocabulário que torna as descrições dos lugares e caminhos bem sinistros e sombrios, empurrando o leitor cada vez mais adentro no universo assombrado de Delaney e suas criaturas.

A apresentação do livros é um tópico á parte, pois, mais uma vez, a editora Bertrand Brasil merece elogios pela arte e qualidade da capa, sempre original e bem acabada, tornando a leitura dos volumes ainda mais prazerosa e instigante. A tradução também merece destaque pela qualidade e sucesso na preservação do estilo de linguagem utilizado na região onde se desenrola a história.

Apesar de ser uma série infanto-juvenil, "As Aventuras do Caça Feitiço" é uma leitura agradável para todos, não só para seu público alvo, como também para todos aqueles que apreciam uma aventura autentica e bem contada. É uma série que vale a pena ser acompanhada e, com certeza, trará divertimento e boas horas de leitura a todos que resolverem encararem os mistérios dos Caça Feitiços.

Comente essa crítica e deixe suas impressões sobre a série.

Você também vai gostar de...

0 comments

Deixe aqui seu comentário e, se quiser, assine nosso Feed para receber as publicações do "The Reader" em seu e-mail.